Atletismo


Pratico atletismo desde 1970. Completei cerca de 250 provas (até Dezembro de 2002) incluindo Triatlo/Duatlo não contando com dezenas de provas de natação . Sou atleta/sócio/dirigente do Grupo dos Amigos do Atletismo de Vila Franca de Xira.
A prática regular desta modalidade ao longo dos anos, cativou-me porque para além dos benefícios gerais facultado pela maioria das actividades desportivas, esta tem a grande vantagem de não depender de equipamentos ou terceiros para ser praticada. Não estamos dependentes de pavilhões, campos ou outros equipamentos desportivos, de outros atletas ou do tempo para ser praticada.
Em face da ocupação temporal que as sociedades modernas impõem às pessoas, esta é a modalidade adequada para quem não quer deixar de fazer desporto. A qualquer hora do dia ou da noite, com qualquer tipo de tempo ou de roupa, pode-se fazer uma “corridinha”. Claro que há que respeitar determinadas regras de segurança para andar/correr na estrada. Apesar de terem sido construídas muitas estruturas desportivas nos últimos anos, no nosso país, elas são ainda insuficientes e por vezes desadequadas.
A utilização de muitas vias públicas para correr tem que merecer cuidados redobrados, atendendo ao crescente tráfego automóvel e à falta de sensibilidade condutora de alguns automobilistas.
Tal como qualquer outra modalidade também a prática do atletismo deve ser complementada com regras de higiene, alimentação, etc. E à medida que o grau de exigência na prática ou na obtenção de resultados que nos impomos a nós próprios alcançar, teremos que utilizar métodos mais rigorosos, no que concerne aos aspectos atrás referidos.


Alguns textos sobre atletismo feitos por mim e publicados no jornal "Vida Ribatejana":

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes