Currículo Geral

DADOS GERAIS

Nasci em 17 de Julho de 1955, em Nª Sª de Machede, aldeia nos arredores de Évora.
Resido em Vila Franca de Xira, desde 1983. Sou casado com Susana Maria e tenho dois filhos, Hugo Alexandre nascido em 1984 e Daniel Filipe, nascido em 1986.



PERCURSO ACADÉMICO

Completei o Curso Geral do Comércio e depois o 6º. e 7º. anos do liceu com médias de 15 valores. Mais tarde ingressei no Instituto Superior Económico e Social de Évora onde obtive o bacharelato em Economia e Gestão de Empresas, com 15 valores. Em 1978 licenciei-me em Economia, no ISE (Instituto Superior de Economia - Lisboa) com média final de 15 valores. Em 1989 frequentei um curso de pós-graduação em Finanças Europeias, no CEDI. Em 1998 completei o Mestrado em Gestão/ MBA (Master of Cience) especialidade de Estratégia e Marketing, no ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão - Lisboa) com média de 14 valores. Obtive o grau de Mestre após a apresentação e defesa da tese “A gestão da força de vendas e a variável motivacional - estudo empírico Portugal Telecom (Força de vendas do mercado empresarial - Zona Sul).”



PERCURSO PROFISSIONAL E OUTRAS ACTIVIDADES

Enquanto estudante desenvolvi várias actividades. Assim, trabalhei principalmente na vertente administrativa, de contabilidade e atendimento/vendas numa firma que comercializava máquinas agrícolas e numa unidade hoteleira da ENATUR. Fui ainda dirigente, monitor e atleta de várias modalidades desportivas (judo, natação, atletismo e triatlo) em que a faceta competitiva (campeonatos regionais e nacionais) sempre me seduziu. Praticante e entusiasta desportivo desde sempre, o desporto contribuiu bastante para a formação da minha personalidade, ocupando com a família uma quota parte importante dos meus tempos livres (ver discriminação específica). Consegui lugares de pódium em campeonatos nacionais e regionais, como sénior e veterano (natação, judo, duatlo, triatlo e atletismo).

Tenho colaborado com jornais locais, escrevendo alguns artigos sobre diversos temas.

Dei explicações e leccionei no ensino secundário, nas áreas da Fiscalidade, Contabilidade, Organização e Gestão de Empresas.

Fiz parte da Direcção (pelouro financeiro e administrativo) duma média cooperativa de consumo. Fiz também parte da Direcção dum pequeno clube desportivo (GAAVFXira) e fui o vogal Financeiro da Secção Regional da AON de Setúbal da Associação Cultural, Desportiva da Portugal Telecom (agora Clube da Portugal Telecom - PT) e Presidente da Secção Local deV.F. de Xira do Clube da PT. Fui treinador de diversas modalidades desportivas. Organizei e coordenei diversos eventos desportivos locais, especialmente atletismo, hóquei em patins, duatlo/triatlo, etc..

Elaborei diversos projectos de investimento e estudos de rentabilidade, estratégia e organização de empresas.

Desempenhei a função de Director Financeiro e Administrativo duma média empresa industrial e comercial de Lisboa, durante cerca de um ano.

Sou membro da Ordem dos Economistas, sou sócio da APOTEC (Associação Portuguesa de Técnicos de Contas) e fui da ATOC (Associação dos Técnicos Oficiais de Contas). Estou inscrito como Técnico de Contas.

A minha especialização e atenção mais recentes têm incidido sobre o tema “motivação”. A minha tese de mestrado versou essa matéria, direccionada para a força de vendas, quer numa vertente teórica, quer numa vertente prática.

Estou também a desenvolver outros estudos práticos nessa área, aplicados ao desporto (nomeadamente triatlo e hóquei).



SERVIÇO MILITAR
Fiz a recruta e a especialidade (Administração e Finanças) na Escola Prática de Administração Militar (E.P.A.M.) em Lisboa, onde fui chefe de poletão. Cumpri o restante tempo do S.M.O. como Aspirante em Évora, onde fui adjunto do Chefe do Centro de Gestão Financeira da Região Militar Sul. Fui também nomeado Oficial dos Desportos dessa região.



PERCURSO NOS CTT/TELECOM PORTUGAL/PORTUGAL TELECOM

Iniciei a minha actividade na empresa em Janeiro de 1981 na AT de Faro, tendo sido, segundo creio, o 1º. Economista a entrar para um departamento regional. Tenho desempenhado desde então e até 1999, funções de coordenação e chefia. Transitei depois pela AT de Vila Franca de Xira, DTP de Santarém, DTP de Setúbal, AONIV (depois DON VII em Setúbal), DPT de Setúbal, DONV, DAF/ZN2/SA21, DAF (Lisboa e VFXira) e DGNP/DSA/SAC (Lisboa). Fui titular dos seguintes cargos: Serviços Financeiros, Administrativos e de pessoal (S.A.F.), Serviços Gerais (S.G.), Serviços Financeiros (S.F.), Recursos (R.A.), Departamento Finanças e Apoio (D.F.A.), Planeamento Administração e Finanças (P.F.), Contabilidade (CTB), Serviços Gerais (S.V.G.), Núcleo de Apoio Local (N.A.L. de V.F. de Xira), Supervisor dos Serviços Administrativos (SUP/VFX) e Coordenador DSA/GAC/COP. Colaborei no controlo orçamental da DAF e representei esta Direcção na Task Force RCPS (Revisão de Contratos de Prestação de Serviços). Fui representante da DAF na actualização da base de dados dos contratos, com vista à elaboração do inventário da concessão. Trabalho na direcção CONTACT CENTER na área dos indicadores de gestão, formação, campanhas deoutbound, sistemas de incentivos, elaboração e controlo dos respectivos contratos de prestação de serviços.



FORMAÇÃO

Além das acções de formação inerentes à função, dadas pela nossa empresa, participei noutras por iniciativa própria, em tempo de férias e fins de semana, nomeadamente nas áreas da gestão geral, marketing, estratégia, gestão de recursos, financeira, contabilística, projectos, macroeconomia, etc. (ver descriminação em anexo).

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes