Motivação / Estratégia / Projectos

A variável motivacional é a que mais influência tem no sucesso das pessoas e das organizações.

Quais as razões que motivam as pessoas a desempenhar determinadas actividades e com entusiasmo diferente, tem sido o objectivo da minha análise no passado recente.
Tenho incidido especial atenção sobre a motivação da força de vendas, com reflexos em desempenhos superiores, pois foi este o tema da minha dissertação do MBA em 2002. Também desenvolvi um trabalho sobre a motivação dos triatletas/duatletas em Portugal e outro sobre a motivação dos jovens hoquistas portugueses para a prática do hóquei em patins.
Para a obtenção de resultados excepcionais, as organizações têm vindo a dar uma crescente atenção à escolha de colaboradores motivados e à utilização de métodos de gestão que contribuem para manter viva e fazer emergir a motivação.
Actualmente em Portugal, a maioria dos gestores continua a olhar essencialmente para a motivação extrínseca dos colaboradores, pouco ou nada se debruçando sobre a sua motivação intrínseca.
Contudo, é cada vez maior o número de autores que considera que as recompensas materiais não são os métodos mais eficazes para despoletar e cimentar a motivação das pessoas.Assim, para além da escolha criteriosa de colaboradores motivados, é indispensável acompanhar permanentemente a motivação intrínseca, favorecendo nomeadamente: a criação de um ambiente desafiador, a polivalência de funções, a flexibilidade, a autonomia de actuação, o empowerment; facultando formação periódica, utilizando o coaching e o monitoring.
Alguns textos interessantes sobre esta área:

Importância da Motivação

Um Plano Estratégico (interactivo)

Currículo e áreas de actuação

Visão-Missão-Estratégia


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